quinta-feira, 28 de maio de 2009

Intercâmbio Cultural

Tive a oportunidade de trabalhar com intercâmbio cultural por 5 anos e gostaria de deixar umas dicas para os que pensam em fazer, mas ainda não "tomaram coragem". A experiência de um intercâmbio, seja ele de curta ou longa duração, é única, além de "ajudar" na formação do indivíduo.
Não importa a sua idade nem sua formação, existem programas diversos, para perfis variados.
Alguns exemplos:
- cursos comuns de línguas: (você tem vontade de conhecer Paris, Frankfurt, NYC, San Diego? Que tal unir o turismo ao estudo da língua? Bacana, não? Você pode estudar na parte da manhã e ir passear à tarde). Esses programas, dependendo do nível da pessoa, tem duração mínima de apenas duas semaninhas, portanto, se você tem pouco tempo, talvez fazer um curso de línguas é sua melhor opção. Se o seu nível for elevado ou até mesmo fluente, você pode escolher cursos específicos, como preparatório para exames (IELTS, TOEFL e Cambridges). Existem também cursos para aperfeiçoamento de professores.
- programas de trabalho: o mais famoso é o programa de trabalho remunerado nos EUA para jovens que possuem vínculo universitário. Se você já é formado, existem programas também específicos para profissionais e recém formados. Para ambos, há vantagens e desvantagens. Além dos EUA, há programas atualmente no Canadá, Inglaterra, Austrália, Nova Zelândia...
- programas de estudos e trabalho: Alguns países dão ao estudante, a vantagem de trabalhar "part time" (normalmente são 20 horas semanais), de maneira que esse trabalho pode ajudar a pessoa a se manter fora. Cada país possui um período mínimo de matrícula e os mais procurados são Austrália (pelo clima próximo ao nosso e à "cultura") e Irlanda (porque não é necessário aplicar para o pré-visto no Brasil. O mesmo é emitido lá.). Outras opções são Inglaterra e Escócia.
- Au pair: nessa opção, o intercambista vai morar com uma família estrangeira. A au pair ajuda as crianças nas tarefas de casa, dão banho, passeiam e colaboram com a manutenção da casa (mas não têm essa obrigação), levam e buscam da escola etc. Alguns programas aceitam rapazes também e essa opção de intercâmbio normalmente é para "long term", em torno de seis meses de permanência mínima.

Citei aí um dos mais comuns... Existem diversas outras opções, high school, trainee etc. Busque uma agência confiável, de preferência, converse com pessoas que já fizeram o intercâmbio que te interessa e pergunte em qual agência, como foi a acessoria por ela prestada ANTES, DURANTE (principalmente) e DEPOIS. Não se esqueça que uma agência pode ser
excelente em uma opção de intercâmbio e nem tão boa, em outro. Não compre na primeira que visitar, faça pesquisa, procure saber o que está incluído nos valores, o que é pago à parte e não se esqueça do SEGURO SAÚDE. Já ouvi casos assombrosos sobre pessoas que precisaram fazer cirurgia de emergência e o seguro cobriu praticamente tudo, outras não tiveram o benefício (cada seguro tem uma cobertura e nenhum deles cobre casos de
pré - ex istência).
Se você precisar de dicas, estou à disposição.
Não deixe de fazer intercâmbio pensando que é caro e que seu sonho está longe, você pode se surpreender com destinos baratos (América do Sul e Central, por exemplo).
Excelente viagem!